Oradores Enfermagem Veterinária

Dr. Miguel Ramos
Realizou estágios no “Centro de Medicina Veterinária Anjos de Assis”, no Barreiro; no “Centro Clínico Veterinário Indautxu”, em Bilbau e no “Small Animal Hospital”, da Universidade de Glasgow.
Tem como principais áreas de interesse a Traumatologia e Ortopedia e a Odontologia, tendo realizado vários cursos de formação prática:
- “VI Curso Práctico de Iniciación a la Osteosíntesis”, do CCMI, em Cáceres (Espanha);
- “Cirugía Básica de Tejidos Blandos en Pequeños Animales”, com o Dr. Félix García Arnas, em Madrid (Espanha);
- "Small Animal Surgery: Part Two - Orthopaedics and Spinal Surgery GPCert(SAS)", da Improve Ibérica, em Santarém;
- “Fixação Esquelética Externa Híbrida (Linear e Circular)”, do GITOV, em Lisboa;
- “Principles of Small Animal Fracture Management", da AOVet, em Madrid (Espanha);
- "Dentistry II", da ESAVS, em Halmstad (Suécia);
- "Advances in Small Animal Fracture Management", da AOVet, em Leeds (Reino Unido);
- "Head, neck, spine and orthopaedic CT", da VETCT Specialists, em Cambridge (Reino Unido).
Integra o corpo clínico do Hospital Veterinário do Restelo desde 2007.

Dr. Martinho Capelão 
Licenciado em Medicina Veterinária em 2002 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Efetuou o seu Estágio curricular no departamento de cirurgia do Hospital Veterinário da Universidade de León.
Realizou um estágio extracurricular no Hospital Veterinário Central entre 2002. O seu gosto particular pela cirurgia levou-o a realizar diversos cursos práticos de Cirurgia de Tecidos Moles e Cirurgia Ortopédica ministrados pelo professor Dr. Félix Garcia Arnas, Professor Dr. António Cantalapiedra, Dr Jordi Manubens, Dr. Angelo Rúbio, Dr. Xavier Raurell.
Integrou o serviço de Cirurgia do Hospital Veterinário Central em 2003, tendo ocupado o posto de Chefe do Serviço de cirurgia do mesmo entre 2005 e 2008.
Em 2008 obteve o título académico de Especialista em Traumatologia e cirurgia Ortopédica ministrado pela Universidade Complutence de Madrid.
Realizou diversos cursos práticos, formações e palestras do foro ortopédico com a Professora Doutora Ulrich Matis, Doutor Tomás Guerrero, Doutor Gian Luca Rovesti, Doutor Roberto Kostlin, Doutor Ross Palmer, Dr Carlos Huelva Prado, entre outros.
Tornou-se membro da ESVOT (European Society of Veterinary Orthopaedics and Traumatology) bem como da GITOV (Grupo de interesse especial em traumatologia da APMVEAC).
Em 2008 integrou o corpo clínico do Hospital Veterinário Margem Sul do Tejo, iniciando-se como “Free Lancer”, prestando o serviço de Traumatologia, Cirurgia Ortopédica e Artroscopia em ambulatório a um número variadíssimo de Clínicas e Hospitais Veterinários integrados na zona urbana da Grande lisboa e vale do tejo, adquirindo um vasto “Know How” nesta área científica.
Em 2009 tirou o Doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela.
Em 2012 iniciou colaboração com o grupo de reações nucleares do CFNUL e ITN/IST no estudo da doença de Paget com o qual mantem a sua colaboração atualmente.
O seu gosto pelo desafio bem como pela realização de um trabalho de excelência levou-o a integrar o corpo clínico do Hospital Veterinário do Restelo em 2012.
Em 2012 e 2013 realizou estágios com o Doutor Gian Luca Rovesti, Diplomado pelo colégio europeu de cirurgia bem como com o Dr Carlos Huelva no “Centro Veterinário Sur”, um dos centros onde mais próteses de anca se realizaram na península ibérica.

Prof. Dra. Ilda Rosa
Especialista em Comportamento Animal.
Professora na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa - ULisboa, responsável pela disciplina de Comportamento e Bem-Estar Animal e pela disciplina opcional de Produção e Utilização de Cães.


Enf. Carla Leite
Licenciada em enfermagem veterinária pelo IPVC-ESA em 2013. Realizou o seu estagio curricular na área da clínica de animais de companhia no Hospital Veterinário Montenegro em 2012 (Porto).
Iniciou a sua atividade profissional na área da clínica de pequenos animais no Hospital Veterinário Montenegro em Janeiro de 2013.
Tem como áreas de interesse a fisioterapia e a odontologia.


Prof. Dra. Ana Ferreira 
Licenciada em Medicina Veterinária pela UTAD em 1994, realizou doutoramento na área das transfusões sanguíneas em animais de companhia pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária em 2005. É Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Veterinárias da UTAD, onde leciona as Unidades Curriculares de Semiologia Médica I e II. Foi Diretora do Hospital Veterinário da UTAD. Tem como áreas de interesse e investigação a Medicina Transfusional em cães e gatos e a Patologia clínica.

Nurse Maria Gomez-Sanchez
Maria Sanchez Gomez
Maria Jose Gomez Sanchez is originally from Spain. Having qualified a Veterinary Nurse in 2006 Maria worked in private practice for two years and in 2008 joined the team at the University Veterinary Hospital. While working in the UVH Maria was inspired working alongside a talented qualified human physical therapist who was also qualified as  veterinary Nurse and was using these human physical training skills in her work with animals. Maria was thus motivated to further education and enrolled in 2008 in a Bachelor’s degree in Applied Science and Human Physical Therapy while continuing to  work full time as a veterinary nurse. Maria qualified in 2012 as Human Physical Therapist (B.Sc. in Applied Health Science) by the Institute of Physical Therapy in Dublin and is currently undertaking a Certificate in Equine Rehabilitation Therapy (PT CERT) by the Animal Rehabilitation Institute in Florida. Maria is currently working in the UCD ARC(Animal Rehabilitation Clinic) and she is also teaching animal rehabilitation as part of the curriculum of the MVB Veterinary Medicine and BSc Veterinary Nursing Under Graduate Programmes

Dr. Ricardo Palas

Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2006. Realizou estágio curricular no Hospital Veterinário Central, tendo sido convidado para integrar o corpo clínico do mesmo, exercendo a sua actividade dedicada às áreas das Urgências e Cuidados Intensivos, Cirurgia, Ortopedia e Reabilitação e Fisioterapia até 2009.
Em 2006 frequenta o curso do programa “ Canine Physical Rehabilitation Courses I-V”, tendo obtido o Certificado CCRP “Certified Canine Rehabilitation Practitioner” em 2008 ministrados pela The University of Tennessee em conjunto com Schloss-Seminar. 
Integra o corpo clínico do Hospital Veterinário da Estefânia desde 2009, onde é responsável pelas áreas da Traumatologia, Ortopedia, Neurologia e Reabilitação e Fisioterapia.
Tem como principais áreas de interesse a Reabilitação e Fisioterapia, Traumatologia, Ortopedia, Neurologia e Cirurgia, tendo realizado vários cursos de formação prática: “Curso de Iniciação em Ortopedia Veterinária” com o Dr. Alfredo Lima, “Curso de Ortopedia e Traumatologia”, “Curso prático de Odontologia” com a Dra. Viviam Pignone, “Curso Avançado de Cirurgia dos tecidos moles” com o Dr. Felix Garcia Arnas e Dr. Jordi Manubens e Pós-Graduação em Cirurgia de Tecidos Moles, Ortopedia e Neurologia” pela Universidade Lusófona em 2009.
Desde 2007 tem sido orador em vários cursos e palestras sobre Reabilitação e Fisioterapia, nomeadamente nas XIV Jornadas Internacionais de Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Outubro de 2010 sobre os temas “Fisioterapia e Reabilitação de Osteoartrite” e “Fisioterapia e Reabilitação no maneio pós-cirúrgico”.
Desenvolve desde 2009 serviço de consultas e cirurgia ambulatória na área de Ortopedia, Cirurgia Ortopédica e Reabilitação e Fisioterapia na área da Grande Lisboa e Vale do Tejo.
Orador convidado na disciplina opcional de Fisioterapia da Universidade Lusófona no ano lectivo 2012-2013.
Membro clínico responsável pela área de Reabilitação e Fisioterapia na Fisio&Spa PetRestelo. 


Dra. Inês Barbosa  

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa no ano de 2004. Efetuou o seu estágio curricular em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais na Clínica Veterinária Azevet. Em 2003 estagiou em Cirurgia de Pequenos Animais no R.S.P.C.A. Greater Manchester Hospital. É pós-graduada em Nutrição pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e exerceu Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais na Clínica Veterinária Azevet, em Azeitão, e no Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.
Desempenhou também funções de Delegada Técnica Comercial da Royal Canin (Portugal), S.A. Desde Janeiro de 2008 faz parte do Departamento de Formação e Comunicação Científica da Royal Canin (Portugal), S.A